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Instagram Reels e TikTok para médicos

Você já sabe que o reels/tiktok é o queridinho do momento, então fizemos um artigo com tudo que você precisa saber sobre essa nova forma de se comunicar.

Deixando bem claro que essa ferramenta vai muito além de dancinhas. Vem comigo que você aprenderá a usa-la sem passar vergonha!

A era do vídeo e do entretenimento

Antes de tudo, vamos entender a ideia por trás desse novo formato?

É importante deixar claro que as redes sociais sempre focaram em te mostrar aquilo que você deseja seguir, desde o seu circulo social até famosos que você decide acompanhar.

Esse novo formato não prioriza sua rede e sim o seu interesse.

Ele prioriza não somente aquilo que você escolhe assistir. Mas sim, o que você de fato assiste.

Exemplo: Você pode começar a seguir várias pessoas que falam sobre bola azul. Porém, se toda vez que aparece um quadrado vermelho na sua tela, você consome esse conteúdo. A plataforma entende que o seu interesse está em quadrado vermelho e por isso, te mostrará mais sobre isso. Ou seja, o algoritmo não identifica apenas interação e sim retenção.

O que está acontecendo com o Instagram?

Já tem algum tempo que o Instagram tem perdido alguns usuários para a rede social vizinha e isso o fez tomar algumas providencias. 

Começou a ser testado o feed parecido com o do Tik Tok, em que aparecem muito mais recomendações do que páginas que realmente você segue, além de estar tudo em tela cheia, se tornando muito mais atrativo o vídeo do que a legenda. 

Pessoalmente, eu não gostei desse novo formato, mas quem sou eu pra reclamar? Acontece que foi feito um movimento chamado MAKE INSTAGRAM INSTAGRAM AGAIN, em que até as irmãs Kardashians participaram. A ideia desse movimento é pedir para que o Instagram deixe de querer se parecer com outro aplicativo e seja ele mesmo. 

Com isso, o Head do Instagram deu um passo atrás e decidiu não avançar com a atualização que já estava em teste. Mesmo assim garantiu que ainda acredita que o vídeo será o futuro da plataforma.

Como sempre falamos, qualquer plataforma que você utilize, funciona como um aluguel, você está sujeito as alterações que o proprietário propõe e precisa ser rápido para se atualizar. Por isso, leve isso em consideração ao fazer sua estratégia de marketing médico.

O website para médicos ainda é uma excelente forma de não perder o ponto de contato com seus pacientes caso eles não te encontrem na rede social. Pois o seu site, é o único ativo que se compara a uma casa própria.

Como produzir um conteúdo para o Reels e TikTok?

Esse formato se popularizou com dancinhas e apontando balões flutuantes, porém, no fundo, o que importa é o conteúdo que está sendo passado.

Outro ponto importante é que eu não discrimino quem deseja fazer dancinhas, é uma forma de entretenimento. Porém, é importante que esteja bem alinhado com a sua comunicação e com o seu jeito.

Eu gravei um vídeo explicando 3 formas de você fazer um conteúdo interessante para Reels ou TikTok, veja abaixo:

Se você usa uma “trend”(Conteúdo ou música em alta) e insere seu conteúdo nela, as chances desse post viralizar são maiores do que apenas gravando um vídeo.

Isso acontece pois pessoas que estão interessadas na trend também receberão seu vídeo como indicação. Para isso, é necessário ser rápido e criativo.

Rápido por que se passar muito tempo, aquela trend deixa de estar em alta.

E criativo pois não é só falar sobre um assunto e sim, encaixar o seu conhecimento em algo viral.

“Não quero dançar, não quero fazer trend, quero só gravar um vídeo de conteúdo, tem como?”

Tem sim! Fica calmo(a)!

Todos os vídeos atuais do instagram entram em formato de Reels. Não tem problema você só gravar e publicar, mas tome alguns cuidados para deixar seu vídeo mais atrativo:

  1. Use uma headline atrativa (Título escrito no inicio do vídeo): para que o seu público seja atraído para querer ouvir o conteúdo. Caso o paciente olhe seu perfil, ele sabe o que encontrar em cada vídeo.
  2. Legende o seu vídeo: Pode ser que a pessoa não possa ouvir o que você tem a dizer, mas vai conseguir ler. Hoje em dia é muito fácil fazer isso através de aplicativos que legendam automaticamente. Eu uso o CapCut.
  3. Qualidade do vídeo: E como terceira e última dica, cuidado com o áudio e a iluminação, eles fazem a diferença para seu vídeo ficar agradável. Evite gravar em lugares movimentados se você não tem um bom microfone.

Postamos um exemplo no nosso instagram para te mostrar: Assista clicando aqui.

Compensa o médico estar no TikTok e gravar Reels?

Sim. A forma de nos comunicar está mudando e é preciso se adaptar.

Não seja perfeccionista demais. Faça! Daqui um ano você estará bem melhor e seu público acompanhará essa evolução.

Em termos de resultado (falando especificamente do ano de 2022):

TikTok vai ter dar mais visualizações mas não tanto resultado direto no consultório. Importante visando o médio/longo prazo e para ter seu posicionamento em mais de uma rede social;

Instagram Reels é primordial ser inserido na sua estratégia de conteúdo médico para passar autoridade e também trazer novos seguidores para sua página furando a bolha de pessoas que já te conhecem.

Aproveite as dicas que deixamos nesse artigo e boa sorte!

Rodolfo Freire
Trabalha com marketing digital a mais de 10 anos e pra área da saúde desde que fundou a Design Kapital. Gosta de um bom livro de gestão e filmes medievais, de jogar videogame e praticar crossfit, de viajar pelo mundo e manter uma rotina, está a todo tempo pensando em como otimizar sua entrega para os clientes e manter um ambiente de trabalho agradável para a empresa. Acredita que o equilíbrio é fundamental.