Redes sociais para médicos

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O boca a boca digital. Alcance, conquiste e se relacione com seus seguidores.

O boca a boca agora na era digital.

O facebook é a maior rede social do Brasil, atualmente lidera o ranking da mídia mais acessada em maior tempo diário, junto com o Instagram. É possível atualizar informações em tempo real de maneira fácil e rápida. Por isso, eles se tornaram uma das principais ferramentas para o marketing digital.

Seus pacientes não entrarão todo dia no seu site em busca de informação. Mas vão entrar no facebook ou no instagram, e lá, as informações chegam até ele. Esteja onde seus clientes estão e interaja com eles. Com as redes sociais fazendo parte da sua estratégia de marketing médico, você estará presente no dia a dia dos usuários, potencializando a comunicação da clínica, fidelizando os pacientes atuais, fortalecendo a marca e atraindo novos pacientes.

Como o médico pode estar presente de forma ética?

Você pode conferir nosso texto completo sobre as normas do CFM, porém, neste momento, quero ressaltar apenas um trecho:

“É vedado: Permitir que sua participação na divulgação de assuntos médicos, em qualquer meio de comunicação de massa, deixe de ter caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade.”

Se você, que é médico, não pode fazer publicidade, como você vai se destacar e se diferenciar dos demais? Como você pode trabalhar a sua marca com essa restrição?

Bom, eu vou responder com outra pergunta: Você gosta de publicidade?

É apenas a minha opinião, não sei a sua… mas eu odeio aquela publicidade que quer me vender algo que eu não preciso… não gosto de estar andando de carro e ter centenas de outdoors, de folhear uma revista ou um jornal e aparecer uma propaganda no meio da matéria… de estar assistindo tv e ser interrompido pelos comerciais, nossa… é muito chato! Sabe por quê? Porque eu não pedi pra ver aquilo, eu não busquei por aquilo e eu não quero ser interrompido… E pode ser que você, ao pensar em publicidade pense “eu não quero ser o chato ou a chata que fica aparecendo para as pessoas” porque você não quer incomodá-las também… mas agora eu vou te contar esse segredo…

Nas redes sociais, você é o conteúdo e não a publicidade.

Sua autoridade, seu conhecimento, seu respeito, seu diferencial… você só conquista as pessoas gerando valor e não tentando vender algo.

É este tipo de marketing nas redes socais que funciona. Onde você é a referência sobre aquele assunto para a sua audiência. E quem é a sua audiência? As pessoas que têm interesse no tipo de assunto que você está oferecendo! Não é todo mundo que vai querer saber sobre o que você está falando (ou postando) e isso não é problema. O foco da sua comunicação é quem está realmente interessado e quem está buscando saber do assunto.

Percebeu a diferença? E sabe o que é mais curioso nisso?

Esse tipo de marketing se encaixa perfeitamente nas normas do CFM, pois você não estará se divulgando para vender os seus serviços. Você estará aparecendo para gerar valor para as pessoas… para educá-las… para expor o seu conhecimento.

Não importa qual ferramenta você vai usar para se divulgar online, se você pensar na forma de gerar valor para a sua audiência, você seguirá tanto as normas do CFM quanto se tornará uma autoridade no assunto para essas pessoas.

Conteúdos que o médico pode utilizar para postar nas redes sociais

Em 2.019, o Rodolfo gravou um vídeo falando sobre os tipos de conteúdo que você pode publicar nas suas redes sociais:

Dessa forma, não vai faltar ideias para o que você pode publicar!