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Como criar uma estratégia efetiva para médicos no Instagram

Criar uma estratégia de marketing digital e não incluir o instagram como um canal de comunicação é um erro gravíssimo.

Isso porque o instagram possui mais de 66 milhões de brasileiros conectados, dia e noite, e oferece diversas funcionalidades que irão agregar ainda mais valor ao seu marketing.

No entanto, para você aproveitar ao máximo a plataforma e conquistar resultados efetivos, é necessário entender como funciona o algoritmo do instagram e seguir algumas práticas para fazê-lo trabalhar a seu favor.

De modo bem simples, o algoritmo é um código de programação que define a relevância de uma publicação a fim de incentivar o alcance da mesma.

Como funciona o algoritmo do Instagram

É levado em consideração um conjunto de informações que envolvem o engajamento que aquele conteúdo gerou. Curtida, comentário, compartilhamento, mensagem, clique… todas essas ações que estão relacionadas ao nível de envolvimento são consideradas formas de engajamento.

Por isso, dizemos que engajamento gera engajamento. Quanto mais as pessoas se relacionam com uma publicação, mais o instagram atua na sua performance.

Isso porque o instagram quer garantir uma boa experiência do usuário na plataforma. E a melhor maneira de fazer isso, é entregar conteúdos que sejam interessantes e fazem as pessoas interagirem.

Vale mencionar também que o algoritmo é o responsável por selecionar o tipo de conteúdo que você irá receber, e tudo isso é baseado, claro, no tipo de conteúdo que você interage.

Após esclarecermos como o algoritmo do instagram funciona, fica mais fácil de entender que dentro de uma estratégia de marketing digital na área da saúde precisamos incentivar a interação com os usuários, e para isso, é necessário entregar aquilo que o seu público quer receber.

Primeiro passo para Estratégia no Instagram: Persona

Persona é uma personagem que você cria para representar o seu público-alvo. Ela é baseada em características reais e especificas levando em consideração, dados demográficos, idade, estado civil, profissão, renda, comportamento, objetivo de vida, dores e desejos. Pense nela como uma pessoa real que irá se interessar pelo seu conteúdo, se relacionar e converter em paciente.

Quanto mais informações você tiver do seu paciente ideal, mais efetivas serão as campanhas de marketing digital.

Ok, personas definidas. Agora você sabe com quem precisa se comunicar no instagram para alcançar os seus objetivos.

Segundo passo para Estratégia no Instagram: Produção de Conteúdo

Antes de iniciar a produção de conteúdo é importante cruzar os interesses de suas personas com os objetivos da sua presença no instagram e os serviços que você oferece. Crie uma linha editorial destacando os tratamentos que você mais tem interesse em divulgar, os diferenciais que você oferece e os principais interesses das suas personas.

Essa é uma etapa essencial da estratégia de marketing digital, pois desta forma você conseguirá mapear os temas que precisarão estar presentes no seu planejamento de publicações com mais frequência.

Falando nisso, o ideal é criar um calendário de publicações mensais com antecedência, assim você terá tempo para produzir o conteúdo e manter uma boa constância e frequência nas atualizações do instagram.

Distribua no calendário os temas mais relevantes que precisam ser abordados no mês, insira dicas que a sua persona gostaria de receber, aproveite as estações do ano para selecionar tratamentos/doenças sazonais e, por último, mas não menos importante, fazer conexões com datas comemorativas pode ser uma grande aliada no seu planejamento.

Praticamente em todas as datas comemorativas podemos extrair oportunidades de marketing para incluir na estratégia de publicações do instagram. Mas para evitar que o conteúdo se torne artificial e forçado, o ideal é focar naquelas em que a sua persona se identifica e, principalmente, que tenha alguma relação com a sua especialidade.

Ao produzir um conteúdo não se esqueça que você estará representando a sua marca e conversando com a sua persona. É importante transmitir a sua maneira de conduzir uma consulta médica através do conteúdo. A forma como você se posiciona no Instagram, poderá determinar a forma como sua persona irá se relacionar e identificar a sua marca.

Inclua o Vídeo Marketing na sua estratégia

A produção de conteúdo não envolve apenas criação de texto, mas dentro de uma estratégia inteligente, o ideal é aproveitar os diversos formatos que o instagram nos oferece através de conteúdos em vídeos.

Conteúdos em vídeos são autênticos. Autenticidade gera empatia. Empatia gera influência. E é uma excelente forma de se destacar no instagram.

Além disso, um estudo realizado pela WordStream, revelou que marcas que incluem vídeos em sua estratégia de marketing digital geram uma conversão 49% maior do que as que não incluem.

A vantagem do instagram é que temos diversas formas de publicação em vídeo, como no feed, stories e IGTV. Cada canal tem suas particularidades, e se você ainda está relutante em aparecer em vídeos, nossa dica é começar com o Instagram Stories por ser um canal mais natural e espontâneo.

Terceiro passo para Estratégia no Instagram: Interação

Definiu as personas, criou os conteúdos e programou as datas no planejamento de publicações.

Acabou? Infelizmente não.

Nesse tópico vamos te mostrar que, para se destacar no Instagram, é necessário manter uma constância nas atualizações, e mais do que isso, no engajamento com a sua audiência.

O segredo do engajamento está nos detalhes e em alguns truques…

Uma postagem no instagram tem vida útil de 21h no feed do usuário, ou seja, essa é uma média de tempo que uma publicação ainda consegue se manter como “nova” no feed do usuário e receber interações orgânicas.

Lembrando que quanto maior o engajamento do post, maior será seu alcance orgânico. Os primeiros 30 minutos de uma publicação podem definir o sucesso no engajamento.

Já reparou que as primeiras publicações que aparecem no seu feed são dos perfis que você mais interage?

Você precisa de alguma forma incentivar a interação com os usuários para que o algoritmo dê preferência ao seu conteúdo. E a melhor forma de conquistar isso é atualizando constantemente o seu perfil.

Invista no Instagram Stories para aumentar o engajamento dos seus posts

“Criei um planejamento com 10 publicações no feed, então preciso produzir ainda mais para conseguir melhorar meus resultados?”

Investir um pouco de tempo para atualizar o Instagram Stories diariamente é uma estratégia inteligente para aumentar o engajamento das publicações, trazer maior visibilidade ao perfil, obter uma relação mais próxima com os seguidores e fortalecer sua autoridade.

Tirar proveito das funcionalidades interativas dos stories é encurtar o caminho para o engajamento, pois muitas pessoas deixam de interagir com uma publicação no feed (por X motivos), mas se sente à vontade em interagir com uma publicação via stories.

Por exemplo, utilizar o sticker em formato de enquete nos stories, com um simples toque na tela já garante a interação do seguidor.

Na maioria dos casos, a humanização da marca acontece através de mensagens pelo direct no Instagram, pois é uma forma de estabelecer uma relação mais próxima com o seu seguidor, potencial paciente. E uma maneira de estreitar esse relacionamento é publicando frequentemente no Instagram Stories.

Quarto passo para Estratégia no Instagram: Segmentação

Como falamos no início do artigo, o Instagram possui um algoritmo que determina se o post é relevante a partir do engajamento que ele gerou.

Dependendo da quantidade e da qualidade dos seguidores que o seu perfil possui, depender apenas do alcance orgânico das publicações pode não ser muito efetivo e até acabar desestimulando a vontade de criar novos conteúdos.

Além disso, em uma rede social tão concorrida como o Instagram, você estará competindo com perfis famosos e influenciadores que possuem um índice elevado de produção de conteúdo diariamente.

Por isso, em alguns casos, para incentivar a visibilidade da publicação, mas alcançando a pessoa certa para consumi-la, precisamos anunciá-la. Ou seja, patrocinar e segmentar!

Em uma rede social com mais de 66 milhões de brasileiros ativos, você precisa segmentar muito bem os seus conteúdos para alcançar o público certo, e não desperdiçar recursos humanos e financeiros com usuários que não tem interesse no que você oferece.

Mas, criar anúncios no Instagram está longe de ser um problema, essa é uma das maiores vantagens do marketing digital que você pode usar para aumentar a visibilidade da sua marca: a possibilidade de escolher para quem você quer aparecer. Mas como fazer para atrair a atenção e impactar as pessoas que não conhecem o seu trabalho?

Como encontrar os seus futuros pacientes no Instagram?

Através de campanhas, no Instagram você pode aparecer para usuários que já tenham demonstrado interesse por conteúdos semelhantes aos seus posts, de acordo com os dados demográficos e características.

Ah, você percebeu que a persona aparece novamente aqui? Para criar anúncios efetivos precisamos das personas em mãos!

Sendo assim, para atingir bons resultados com o marketing digital, é preciso saber, primeiro, quem é o seu público alvo para, então, encontrá-lo no ambiente online. A partir daí você saberá quais as características e os interesses das pessoas com maior potencial de se interessar, interagir com os seus posts, criar um relacionamento com a marca e, consequentemente, de agendar uma consulta.

Quinto passo para Estratégia no Instagram: Analisar os Resultados

Você definiu as personas, investiu na produção de conteúdo com qualidade, efetivou as postagens, criou publicações patrocinadas para alcançar o seu potencial paciente. E agora?

Não basta passar um mês seguindo todas as etapas para conquistar o selo de qualidade para o resto do ano. Para se destacar no instagram e se manter relevante perante o algoritmo é necessário um trabalho contínuo.

Mas para antes de criar uma nova estratégia para o próximo mês, você precisa analisar os resultados obtidos no trabalho desenvolvido.

O que você vai medir vai depender muito do objetivo da estratégia criada. A grande vantagem do marketing digital é que diversas métricas são colocadas à disposição pelas próprias redes sociais.

Após mensurar os resultados, você conseguirá conhecer um pouco melhor o seu público e adquirir informações relevantes para o aprimoramento da estratégia de marketing digital no Instagram.

É importante mencionar que a análise de resultados vai além das métricas de campanhas dentro do Instagram, mas também devem ser mensurados dentro da própria clínica.

Cinthia Freire
Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. Produtora de conteúdo desde os primórdios das redes sociais como ferramenta de Marketing Digital. Participa de cursos de aprimoramento e atualização em sua área com frequência, mas acredita 100% no potencial da prática diária