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7 dicas de como utilizar o Instagram Stories

Atualmente, é impossível falar sobre marketing médico digital sem mencionar as redes sociais. Sabemos que cada plataforma possui suas particularidades, e algumas podem ser dispensáveis, dependendo da estratégia. No entanto, devemos valorizar essas ferramentas por serem extremamente importantes.

O Instagram é a rede social mais utilizada para o relacionamento entre marcas e consumidores, permitindo interação com o público em tempo real, além da divulgação de produtos e serviços. Mas isso você já sabe, então não repetiremos o óbvio.

O que queremos destacar é que recomendamos diariamente aos nossos parceiros que sejam mais ativos nas redes sociais, pois essa participação agrega muito valor ao marketing médico que realizamos. No entanto, muitos não sabem por onde começar.

“O que significa ser mais ativo? O que devo fazer? Postar selfies?”

Por isso, hoje darei uma dica valiosa que envolve o Instagram, mais especificamente o seu canal: o Instagram Stories. 

Pessoas gostam de pessoas. Pessoas se relacionam com pessoas.

O relacionamento é a ferramenta de marketing mais eficaz que existe. E gerar conteúdos nos stories do Instagram é uma forma eficaz de se aproximar e criar laços com o seu público. 

Os stories permitem compartilhar momentos espontâneos do seu dia a dia por meio de fotos ou vídeos. Todas as publicações feitas nos stories ficam disponíveis online por 24 horas e depois desaparecem.

Essa característica estimula o senso de urgência, pois o conteúdo lida com a limitação de tempo. Se o usuário não o consumir dentro desse período, não poderá mais acessá-lo.

As pessoas consomem conteúdo do Instagram Stories diariamente, muito mais do que você imagina. Por isso, no marketing digital, manter uma presença ativa nos stories se tornou essencial devido à facilidade de produção, publicação, interação e mensuração de resultados. 

alguns exemplos de stories para você aplicar no dia a dia

  •  Ao chegar no consultório de manhã, publique uma mensagem de bom dia aos seus seguidores. Conte alguma novidade relevante da sua área ou algo que irá acontecer durante o dia. Pode parecer simples, mas mostrar que você dedicou alguns minutos do seu dia para interagir com as pessoas se torna um diferencial importante.
  • Dê uma dica rápida e simples que seja do interesse do seu público-alvo, utilize os stickers de interação para dar a oportunidade dele interagir de maneira prática. 

  • Utilize o sticker de “Box de Perguntas” e peça para as pessoas enviarem suas dúvidas deixando algum tema específico de sua especialidade, que você irá responder nos próximos stories. Crie momentos educacionais para gerar autoridade e credibilidade. Certifique-se de responder às perguntas recebidas, pois isso instigará as pessoas a interagirem ainda mais.
  • Pesquise sobre algum assunto em alta que esteja relacionado à sua especialidade e comente sobre ele. Não precisa ser algo polêmico, apenas demonstre interesse e conhecimento sobre o tema. Por exemplo, se você é ginecologista ou trabalha com reprodução humana, fale sobre o tratamento que a Ivete Sangalo realizou para engravidar. Use isso como gatilho para mencionar e divulgar seus serviços.
  • Se houver uma nova publicação no feed do seu Instagram, grave um story avisando seus seguidores sobre essa atualização. Faça uma enquete introdutória sobre o tema da publicação e, em seguida, faça um repost do feed nos stories para facilitar o acesso. Peça às pessoas para conferirem, comentarem e compartilharem. Crie expectativa e desperte o sentimento de que o conteúdo é imperdível.
  • Explore as funcionalidades que os stories oferecem para incentivar a interação, como enquetes, perguntas, termômetros, quizzes, gifs, entre outros. As pessoas adoram opinar e interagir com marcas que dão abertura para esse envolvimento. Isso gera aproximação com sua audiência.
  • Fotografe algum espaço da sua clínica e mostre os bastidores do seu dia a dia. Apresente as pessoas que fazem parte do seu cotidiano, incluindo colaboradores que os potenciais pacientes encontrarão ao agendar uma consulta com você. 

Ganhar confiança nas redes sociais leva tempo. Não espere conquistar milhares de interações nos stories de um dia para o outro. As pessoas começarão a interagir quando se sentirem à vontade para isso.

O primeiro passo é começar.

Fale com seu público, não apenas para ele. Autoridade não é construída da noite para o dia. Construa um relacionamento. Mostre que você está presente porque se importa.

O valor que uma pessoa atribui à sua marca devido ao relacionamento que você estabeleceu é o que irá fidelizá-la e criar laços sólidos.

Caso tenha alguma dúvida sobre como aplicar o marketing médico nos stories do Instagram, envie-nos uma mensagem! Estamos aqui para ajudar.

Cinthia Freire
Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. Produtora de conteúdo desde os primórdios das redes sociais como ferramenta de Marketing Digital. Participa de cursos de aprimoramento e atualização em sua área com frequência, mas acredita 100% no potencial da prática diária