O que é Marketing Médico e como fazê-lo de acordo com as normas do CFM?

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A era digital chegou transformando antigos hábitos: a forma de consumo da população e trazendo novas diretrizes para o marketing médico.

A maneira como as pessoas estão se relacionando com as marcas e produtos antes de adquiri-los é inacreditável. E para acompanhar essa evolução e aproveitar da melhor forma esse novo mundo, o marketing digital trabalha ao seu favor.

Um mundo onde…

  • os anúncios precisam se parecer cada vez menos com anúncios.
  • você pode educar a população sobre variados temas de saúde sem sair de casa.
  • você impacta pessoas do mundo todo com apenas um clique.
  • informação não tem fronteiras.
  • você cria laços com um seguidor antes dele se tornar um paciente.
  • a sua autoridade no offline se propaga pelo online.
  • você consegue analisar dados e metrificar os resultados de um anúncio.
  • te possibilita se tornar referência ao compartilhar conteúdos sobre o que você mais gosta de fazer: ser médico.

O marketing digital engloba infinitas possibilidades, e a Kapital atua há 10 anos focada em gerar valor para seu público a fim de conquistar sua atenção e despertar o interesse, aumentando a autoridade e reconhecimento do profissional médico.

Por que é importante investir em marketing médico digital?

As pessoas estão mundialmente conectadas, atualmente somos mais de 100 milhões de usuários no Brasil, mais de 70% das pessoas procuram e confiam nas informações que estão presentes no Google e somos o país em que os usuários passam mais tempo nas redes sociais.

Se você não aparecer para essas pessoas, como elas saberão que você existe? A maior vantagem de usar a internet é que, por maior que seja o alcance dela, é possível segmentar.

Se sua clínica está localizada no Rio de Janeiro, você só precisa aparecer para as pessoas que estão na região. Se você é dermatologista, só precisa aparecer para as pessoas que estão procurando pela sua especialidade ou pelo tratamento que oferece. A segmentação faz com que o investimento do marketing médico digital seja baixo já que você impacta quem tem interesse nos seus serviços.

A internet é democrática, o que antes era possível apenas nos meios tradicionais (tv, rádio, revista, etc..), agora é possível de uma forma imediata. Assim, você agora tem a oportunidade de ter voz, de chegar até seu público, de apresentar os seus diferenciais e de aparecer para quem te procura.

E pensando do outro lado, o usuário tem o poder de não querer receber suas informações apenas com um clique, por isso é necessário um conteúdo de qualidade para engajar e manter seu público interessado.

Qual é a vantagem de contratar uma agência especializada em marketing médico?

Médicos são todos iguais? Agências de marketing digital também não são!

A Kapital está há 10 anos atendendo médicos e clínicas de todo Brasil. O marketing na área da saúde está em nosso DNA.

Além de evitar problemas com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o médico se beneficia da experiência da agência em saber que tipo de conteúdo é interessante ter no site, quais imagens são mais atrativas para determinadas especialidades, qual é o interesse do seu público, quais informações ganham mais destaque nas redes sociais, entre outros pontos fundamentais para um marketing médico digital assertivo.

Os diferenciais que podemos oferecer para trabalhar o seu marketing médico:

  • Alto conhecimento técnico em todas as plataformas digitais;
  • Equipe multidisciplinar especializada em diferentes áreas com atualização constante das novidades do mercado;
  • 10 anos de experiência com diversas especialidades médicas;
  • Atendimento premium em todas as etapas do projeto;
  • Planejamento estratégico individualizado levando em consideração o objetivo e budget do cliente;
  • Portfolio de serviços completo para executar um plano de ação assertivo no meio digital;
  • Mais de 500 clientes satisfeitos com os resultados e projetos entregues.

 

Serviços indispensáveis para o marketing MÉDICO

O objetivo é aproveitar todas as possibilidades que a internet nos oferece para que a clínica/médico tenha uma forte Presença Online. Não apenas para atrair novos pacientes, mas também fidelizar e manter um relacionamento duradouro com os atuais.

Para isso, dividimos nosso marketing médico em 2 etapas:

  • Branding: que será sua base e sustentação. Nesta etapa trabalhamos a sua marca de forma individualizada e o desenvolvimento do Website seguindo as normas do CFM e as diretrizes do Google para um bom ranqueamento.
  • Marketing Digital: que serão criadas estratégias online mensalmente, com planejamento, produção, execução e análise, buscando atrair e reter pacientes. Os principais meios que utilizamos são: Redes Sociais (Facebook, Instagram e Linkedin), Google e E-mail mkt.

4 Dicas para iniciar seu Marketing Médico

1) Esteja presente onde seu público está

Não adianta marcar a presença em todas as redes sociais, mandar e-mail marketing, ter um site, canal do youtube e fazer google adwords se você não sabe ao certo quem é o seu público e em qual canal ele vai querer consumir o seu conteúdo. Tenha uma estratégia inteligente, foque em estudar o seu paciente antes de dar o primeiro passo.

2) Marketing de Conteúdo

No Marketing de Conteúdo trabalhamos um conjunto de estratégias para que o seu potencial paciente não apenas te procure e te encontre no âmbito digital, mas que mantenha uma relação duradoura com a sua “marca”.

3) Siga as normas do CFM

Muitas vezes nos deparamos com a concorrência desleal indo contra as regras do CFM para publicidade médica e conquistar novos pacientes. Mas saiba que é possível realizar um marketing digital ético e se destacar.

4) Website para médico é importante

Muitos acreditam que criar uma conta nas redes sociais já é o suficiente, mas ter um site vai passar mais confiança ao público, além de possibilitar uma maior abrangência nas possibilidades do marketing.

5) Assista nossos vídeos sobre como iniciar o Marketing Médico

Enquanto outros canais vêm e vão, o website se mantém como uma ótima ferramenta para o marketing médico digital.

4 Dicas para iniciar seu Marketing Médico

É muito comum ver perfis no instagram que ainda utilizam o conceito do marketing tradicional na sua estratégia de conteúdo: VENDER, VENDER E VENDER!

Eles têm resultado? Algumas vezes sim. Principalmente quando a persona atraída está realmente precisando do seu serviço e pula da fase de atração para conversão. No entanto, na área da saúde, esse tipo de conversão é raro.

Da mesma forma que durante uma consulta você oferece um atendimento humanizado, no meio digital essa conduta precisa permanecer.

Não é porque não ocorre o contato físico que precisamos tratar os seguidores com distanciamento.

3 E´s do Marketing Médico Humanizado: Emoção, Empatia e Ética.

Compreender sentimentos e emoções, despertar empatia através de uma comunicação ética, no fim das contas, é o que faz toda a diferença.

Principais dúvidas sobre o marketing médico realizado pela Kapital

Se eu estou contratando uma agência de marketing digital, porque vocês pedem para eu aparecer nos stories, gravar vídeos e estar mais presente na minha página?

Tudo isso vai depender do resultado que você deseja. O marketing vem se atualizando constantemente, há alguns anos, bastava criar um post de conteúdo, publicar e de forma orgânica alcançaríamos muitas pessoas. Isso já gerava um grande valor para o médico e o interesse do público.

Com a saturação de conteúdo nas redes sociais, para você se diferenciar e se destacar é preciso entregar cada vez.

E isso pode ser entre publicações no formato de imagem, vídeos, stories, podcast, entre outros tipos que, infelizmente, precisamos muito da participação do doutor.

Vale mencionar que para cada caso há uma necessidade específica de atualização e tipos de publicações. Na Kapital adequamos o objetivo do doutor com a exigência do mercado de acordo com o seu nicho e região, para que assim, possamos solicitar a ele os materiais que precisamos para conquistarmos um marketing médico mais efetivo.

Por isso, em alguns casos, precisamos muito da colaboração do doutor. Mas não se preocupe, não irão faltar dicas e orientações de nossos especialistas.

É possível ter resultado com marketing digital nas redes sociais sem investir em anúncios, só produzindo conteúdo?

Infelizmente não.

Hoje em dia o alcance orgânico das publicações está cada menor. Acontece que com o aumento da concorrência, a competição para aparecer e se destacar é alta.

Tanto o facebook quanto o instagram prezam pela experiência do usuário, fazendo com que ele receba apenas conteúdos de perfis que demonstra maior interesse, interagindo diariamente.

Ou seja, se um usuário começou a seguir o seu perfil, mas nunca interagiu com alguma publicação sua, a chance de ele receber uma atualização posteriormente é praticamente nula.

Com isso, além de investir em conteúdo de qualidade que o seu público irá se interessar e interagir, é essencial patrociná-lo para alcançar exatamente quem você deseja atrair e converter.

Um perfil que tenha muitos seguidores e engajamento, pode ser que tenha um alcance orgânico sustentável, ao contrário de um perfil que não promove tanta interação assim. E isso reforça ainda mais a ideia de possuir uma estratégia inteligente.

Como vou conseguir mensurar os resultados de marketing digital dentro da minha clínica?

Trabalhamos com uma ferramenta que nos aponta o desempenho das ações realizadas para analisarmos de acordo com o objetivo de cada campanha.

No entanto, a melhor e mais antiga forma de metrificar esses resultados é perguntando ao paciente como ele encontrou você. Seja através de formulário na recepção ou até no boca a boca.

Essa informação é importante não só para você saber se o marketing médico está funcionando, mas também para nós identificarmos possíveis oportunidades de otimização da estratégia.

Hoje em dia as pessoas sabem diferenciar um canal de comunicação como instagram, facebook ou google, por isso, o ideal é ir um pouco mais a fundo e verificar por qual a pessoa te encontrou. Desta forma, teremos um maior direcionamento de onde sua audiência está presente.

Quem vai escrever os textos publicados nas minhas redes sociais?

Temos uma equipe de jornalistas e publicitários que escrevem só para a área da saúde, além de gostarem muito de escrever, estão a todo tempo em contato com artigos e notícias desse nicho.

Além disso, constantemente realizamos treinamentos internos para aprimorar as técnicas de escritas voltadas para a internet.

Além dos redatores, a equipe é composta por profissionais que, diariamente, atuam definindo estratégias, criando personas e conhecendo o estilo de cada cliente para conseguir evidenciar o tom de voz adequado no conteúdo.

No entanto, é importante ter em mente que o conteúdo é divulgado ao público final, ou seja, às pessoas leigas em relação aos termos técnicos da medicina. Por isso, em alguns casos, quando o cliente segue uma linha mais cientifica, sempre sugerimos estar adaptando a linguagem para melhor entendimento do usuário que precisa ler e ser cativado pelo conteúdo.