Veja como o médico pode se posicionar aproveitando as vantagens da internet

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Acho desnecessário apresentar números de crescimento da internet, visto que já não preciso provar que a rede mundial de computadores veio para ficar.Para melhorar o aprendizado, neste artigo eu separei as facilidades que a internet nos trouxe no dia a dia e o que isso pode ajudar o médico em se tornar uma autoridade na sua especialidade.

Imagem Veja como o médico pode se posicionar aproveitando as vantagens da internet

Boca a boca na era digital

Acredito que a maioria dos seus pacientes tenham vindo através do boca a boca.

Com certeza essa é a melhor propaganda para qualquer empresa. Acontece que atualmente as pessoas estão online, e para se comunicarem, utilizam o instagram/facebook/twitter/whatsapp, demonstrando para os seus amigos que frequentam e gostam de determinado lugar através de curtidas e compartilhamentos.

O que isso muda para o dia a dia do médico? O que antes o boca a boca era de um em um, agora pode ser para milhares de pessoas! O boca a boca se tornou virtual e nos permite alcançar diretamente o público-alvo.

Um conteúdo de valor que você publica, seja em texto, imagem ou vídeo (recomendo vídeo), pode ser compartilhado por diversas pessoas e chegar até interessados no que você tem a falar. É o seu conteúdo que vai definir a sua audiência.

Comunicação direta com o paciente

A comunicação vem se aprimorando e se tornando cada vez mais rápida!

Antigamente nós nos comunicávamos por carta, que demorava dias para chegar.

Depois passamos a utilizar telefone, e não dava uma raiva quando ligava e a pessoa não atendia? Com a chegada da internet, passamos a utilizar o e-mail também, que por muitos foi esquecido mas ainda é uma excelente ferramenta para comunicação direta, além de nos auxiliar em automatizações para manter um relacionamento mais longo com nossos pacientes.

Mas e agora, para onde vamos?

Você já ficou aguardando alguém te responder no WhatsApp? Não parece uma eternidade? Ou pior, quando aparece os 2 “certos” azuis e a pessoa não responde! Dá vontade de arrancar os cabelos. Pois é, a comunicação ficou mais rápida e direcionada, em tempo real estamos no grupo da família, grupo do trabalho, amigos, esposa, marido, e por que não com o médico(a)?

Já pensou mandar informações relevantes pré e pós consulta para seu paciente? E aquele conteúdo interessante que você gravou e sabe que ela vai gostar? E que tal uma mensagem de parabéns? As possibilidades são enormes!

Publicações na área

Dizem que as 3 coisas que você deve fazer na vida são: ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Hoje em dia, o terceiro item ficou mais fácil!

As pessoas já estão se acostumando a ler e-books, que nada mais é do que um livro em formato digital que elimina muitas etapas do trabalho de se fazer um livro físico.

Que tal ir além? Por que só utilizar palavras? Que tal um livro digital com inserções de link para vídeos que complementam o assunto? Que tal o uso de QR Code para facilitar a navegação do usuário?

Seu e-book pode ser usado para conquistar o contato do usuário interessado (chamamos esse usuário de Lead) ou é possível disponibiliza-lo na loja da Amazon Online cobrando o quanto você decidir.

Imagina a paciente que está buscando um médico para operar o seu nariz, e ela recebe diversas indicações. Um deles, possui um e-book falando tudo que ela precisa para se preparar para a cirurgia. Imagina o quanto de valor esse médico gerou para ela sem nem ter a conhecido ainda e o quanto ela não o enxerga como uma autoridade no assunto?

Buscando serviços médicos

Acredito que as conversas de bar ficaram mais chatas depois que o Google foi parar nos smartphones dos usuários. Não existe mais discussão, todo mundo está a um clique de saber qualquer resposta.

O lado bom, é que os usuários também estão buscando serviços, inclusive da área da saúde. Procuram dermatologistas, cirurgiões, oftalmologistas, psiquiatras, enfim, o seu nome ou sua clínica pode aparecer quando o usuário realizar essa pesquisa.

E o melhor é que o usuário está indo até você pelos serviços que você oferece, logo, é um potencial paciente para o seu consultório.

Conclusão

Existem milhares de oportunidades para você aproveitar. As novas gerações aprendem a usufruir desse mundo desde muito cedo, e você precisa estar presente para ser lembrado.

Rodolfo Freire

Trabalha com marketing digital a mais de 10 anos e pra área da saúde desde que fundou a Design Kapital. Gosta de um bom livro de gestão e filmes medievais, de jogar videogame e praticar crossfit, de viajar pelo mundo e manter uma rotina, está a todo tempo pensando em como otimizar sua entrega para os clientes e manter um ambiente de trabalho agradável para a empresa. Acredita que o equilíbrio é fundamental.