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Aprenda a maneira correta de responder o paciente nas redes sociais.

Muitos médicos sempre questionam nossa equipe sobre qual a melhor forma para responder e conversar com seus pacientes através das redes sociais, por isso hoje vamos trazer um artigo que pode te ajudar nessas horas.

A primeira notícia é que não existe uma regra, o interessante é através de algumas técnicas, conquistar uma maior aproximação com o paciente, pois ele se sentirá envolvido, acolhido e com mais chances de converter para uma ida ao consultório.

Como facilitar a comunicação com o paciente ou futuro paciente nas redes sociais?

  1. Introdução: Ao receber qualquer mensagem, lembre-se que ele dispôs de um tempo para interagir com você, por isso em primeiro lugar, demonstre sua felicidade por receber aquele comentário utilizando em sua resposta um: “Obrigado por seu comentário”; “Ficamos felizes em receber sua mensagem”. Dessa forma ele sentirá que não existe uma barreira entre vocês.
  2. Marcação: Um ponto importante é lembrar-se de sempre marcar o paciente que deixou a mensagem, para isso comece incluindo o @ e em seguida digite o nome da pessoa que você gostaria de marcar na resposta sem espaço. A própria rede social lhe dará sugestões de nomes, selecione a pessoa desejada e comece a digitar sua mensagem. Essa marcação garante que o paciente irá receber uma notificação avisando que você respondeu o comentário dele.
  3. Sem erros ortográficos: CUIDADO! Mesmo quando precisar responder de forma rápida seu paciente, revise para não parecer que foi realizada de qualquer forma devido aos erros ortográficos. Revise sempre antes de enviar.
  4. Responder o paciente com agilidade: Fique atento para sempre tentar responder o mais rápido possível, isso demonstra sua preocupação e atenção com o usuário. É possível que nem sempre você possa estar online respondendo esses comentários, então o ideal seria nomear um responsável dentro de sua clínica para realizar essa função, pois o paciente ou futuro paciente estará ali esperando seu contato.
  5. Use Emojis: Utilize emojis para se expressar. As figurinhas são uma linguagem universal e com ela é possível trazer sentimento e identificar a entonação a qual você está utilizando na hora de responder, algo difícil de passar apenas com um texto.
  6. Não GRITE: Ao utilizar Caps Lock (caixa alta) faz parecer que seu tom de voz está alto e pode constranger ou irritar seus pacientes.
  7. Responda seu paciente respeitando as normas do CFM: Respeite as normas do CFM até mesmo na resposta. Em nosso artigo Regras do CFM descrevemos detalhadamente tudo o que pode ou não um médico realizar em sua publicidade médica.

E por fim, responda sempre! Nunca deixe um paciente sem resposta, faz parecer que você não se importa.

Qualquer interação no facebook ou instagram é um indicativo que aquele usuário tem interesse no que você tem a dizer. Por isso, trate-o com atenção!

Natália Cavalaro
Bióloga e Sócia da Kapital. Especialista em Facebook e Google Ads. Pós-Graduada em Neuromarketing pela Inova BS. Crossfitter, Pós-Graduanda em Acupuntura e amante da vida saudável. Gosta de processos e de entender como tudo funciona.