Como deve ser a foto do médico no site da clínica? Confira essas 7 dicas!

Sigam-nos os bons

Você também possui essas dúvidas na hora de colocar uma foto no seu site:

  • Tiro foto de jaleco ou sem?
  • Sentado ou de pé?
  • Sorrindo mostrando os dentes, apenas sorrindo ou sério?
  • Com Maquiagem, no caso das mulheres? Com Gel, no caso dos homens?
  • Algo de fundo ou todo branco?

Imagem Como deve ser a foto do médico no site da clínica? Confira essas 7 dicas!

Não se preocupe, não é só questão de vaidade. É preciso sair bem na foto para passar autoridade, e isso não tem nada a ver com ser feio ou bonito.

Quando falamos de marketing médico digital, a fotografia pessoal será o item que mais será utilizado em todo material, pois a sua imagem passa autoridade.

Vou dar uma exemplo, um post com imagem do por do sol escrito “Use protetor solar” terá menos impacto e engajamento do que a foto de um(a) dermatologista com as mesmas palavras. Por que isso acontece? Pois as pessoas associarão aquela mensagem como uma indicação de um profissional.

Por isso, vamos caprichar na hora da foto!

Não faça sua foto em qualquer condição, procure um profissional para auxilia-lo. Caso não seja possível, preparamos algumas dicas.

Como fazer uma boa foto no consultório

Hoje em dia, qualquer celular de alto desempenho possui uma câmera muito boa, com qualidade aceitável e que pode ser o suficiente desde que você saiba utilizar a tecnologia a seu favor. Para isso, confira nossas dicas abaixo:

  1. Fotografia = Luz. Quando for fotografar, procura um lugar bem iluminado, a melhor luz é a do sol, por isso, tente ficar de frente para uma janela para que a luz externa te ilumine. Nunca fique de costas para uma luz muito forte pois você ficará escuro(a) e fundo claro;
  2. Se estiver sozinho(a), apoie seu celular ou câmera no tripé, para que a foto não saia tremida. Não use a câmera da frente pois ela possui uma resolução pior;
  3. Enquadramento é o que da harmonia na imagem, por isso não tire uma foto muito perto, pois irá distorcer seu rosto, e nem uma foto muito longe, pois perderá a qualidade dependendo da aplicação que for ser usada. O ideal é 1,5 de distância. Caso seu celular tenha a opção Retrato, utilize essa opção! Ela é ideal para o que vamos utilizar;
  4. Não tire a foto de cima para baixo e nem de baixo para cima;
  5. E o uso do jaleco? Alguns médicos não utilizam jaleco na prática diária (psiquiatra, alguns dermatos, cirurgiões, enfim..) Neste caso, não precisa utilizar apenas para a foto. Para o doutor(a) que utiliza, recomendamos sim o uso, pois o Jaleco é um gatilho na mente das pessoas para sem nem precisar ler o “dr.” ou “dra.”, já entendem que é um médico na imagem, e novamente, isso passa autoridade e confiança. Não recomendamos foto no centro cirúrgico ou com roupa de cirurgia, pois é proibido pelas normas do cfm tirar foto em momento de cirurgia.
  6. No caso das mulheres, utilize maquiagem sem exagerar. E para os homens, fique a vontade para arrumar o cabelo da forma que achar melhor. Pense em se mostrar da mesma forma que você realiza a consulta. Já tivemos casos engraçados de doutores que relataram que a paciente desconfiou se era ele mesmo o doutor do site, pois online ele não tinha barba e presencialmente estava com uma bem grande;
  7. Sorria =) O sorriso passa empatia;

Rodolfo Freire

Trabalha com marketing digital a mais de 10 anos e pra área da saúde desde que fundou a Design Kapital. Gosta de um bom livro de gestão e filmes medievais, de jogar videogame e praticar crossfit, de viajar pelo mundo e manter uma rotina, está a todo tempo pensando em como otimizar sua entrega para os clientes e manter um ambiente de trabalho agradável para a empresa. Acredita que o equilíbrio é fundamental.