Storytelling, a Arte de conquistar pacientes contando Histórias

Certamente você já se apaixonou por uma marca ou comprou algum produto somente pela história que o cerca. Boas histórias geram experiência, ativam o cérebro, se tornam ideias e se transformam em comentários e compartilhamentos. Mas como assim?

Vou te dar um exemplo:

O que a Coca-Cola vende?

Refrigerante!

Errado. A empresa vende felicidade e experiências, isso é, toda a publicidade em torno da marca conta uma história que busca te envolver e tem como plano de fundo o refrigerante.

Compliquei de novo? Calma… Lembra das latinhas com nome? Foi lindo encontrar uma com o seu, ou com o nome de um amigo, não? Despertou diversas emoções, lembranças, e eu tenho quase certeza de que você seguiu o call to action da campanha “Compartilhe uma Coca” e comprou a latinha para guardar ou dar de presente.

Sendo claro, Storytelling é entender porque você vende o seu produto ou serviço e gerar engajamento e ações no seu público através de histórias, narrativas que sejam relevantes a eles. É uma maneira de envolver o seu cliente e promover a sua marca de forma indireta. Vou te dar um exemplo: Uma Dermatologista não deve vender a consulta ou procedimentos, mas sim a narrativa de beleza, de bem-estar e de pele bem cuidada. A consulta e procedimentos são o plano de fundo, o caminho a ser percorrido na narrativa.

Agora, como faço para contar histórias que me tragam pacientes?

Através do ‘Marketing de Conteúdo’ ou ‘Inbound Marketing’. As duas expressões significam a mesma coisa e nada mais são do que uma combinação de estratégias que busca ganhar o interesse e conquistar um público alvo determinado, de forma diferente do marketing tradicional.

Confira aqui 5 motivos que irão te convencer a investir em Marketing de Conteúdo.  A Kapital é especialista em Marketing de Conteúdo, fale com a gente e iremos te ajudar.


Sivaldo Oliveira
Sivaldo Oliveira

Publicitário por vocação e formação. Especialista em Design Estratégico de Marcas pela FACAMP, entusiasta de redes sociais e apaixonado por marcas. Escreve sobre branding e assuntos relacionados.