Segmentação nas redes sociais: como impactar o público certo?

Muitos médicos, quando veem o potencial alcance do anúncio nas redes sociais com um público mais amplo, segmentado apenas de acordo com cidade, gênero e faixa etária, acabam optando por seguir desta maneira todo o tempo. Afinal, irão aparecer para muitas pessoas e isso resultará em mais consultas, certo? Errado!

No começo, isso vai trazer um rápido crescimento para a página e os posts irão receber muitas curtidas. Porém, com o passar do tempo, muitas dessas pessoas passarão a deixar de seguir e a ocultar o conteúdo (podem até relatar como Spam!), e isso prejudicará o médico nas redes sociais… o custo por cada interação ficará cada vez mais alto, será preciso gastar mais para continuar tendo os mesmos resultados e o mesmo número de pessoas.

Isso acontece porque, com o avanço das tecnologias e a expansão do marketing digital, o perfil do público mudou. Hoje, o internauta está mais exigente! Ele passou a buscar e a interagir apenas com conteúdo relevante e de qualidade, e a seguir marcas que compartilham dos mesmos valores que ele.

Mas, longe de ser um problema, essa é uma das maiores vantagens do marketing digital que você pode usar para aumentar a visibilidade do seu consultório: a possibilidade de escolher para quem você quer aparecer. Mas como fazer para atrair a atenção e impactar as pessoas que não conhecem o seu trabalho? Ou melhor…

Como Encontrar os seus Pacientes nas Redes Sociais?

Diferentemente dos anúncios do Google, que mostra seu consultório especificamente para quem procura a sua especialidade, no Facebook e no Instagram, você pode aparecer para pessoas que já tenham demonstrado algum interesse por conteúdos semelhantes aos seus posts ou da mesma área que você atende em algum momento.

Sendo assim, para atingir bons resultados com o marketing digital, é preciso saber, primeiro, quem são os seus pacientes para, então, encontrá-los no ambiente online. A partir daí você saberá quais as características e os interesses das pessoas com maior potencial de interagir com os seus posts e, consequentemente, de agendar uma consulta.

Outro benefício de uma segmentação correta nas redes sociais é o aumento do ROI (Return On Investment ou Retorno sobre Investimento)! Isto é, você poderá ajustar o seu investimento com mais certeza do resultado, gastará menos para atingir seus objetivos (sejam curtidas na página, mensagens, cliques no site ou interações no post).

E por falar em ROI, não se esqueça de conversar com seus pacientes sobre o canal por onde eles te encontraram! Afinal, você vai precisar mensurar os resultados do marketing digital.

Por fim, lembre-se de que as redes sociais são muito mais do que uma plataforma de anúncios: elas são um canal de relacionamento! Então, simplesmente publicar e impulsionar não basta para conquistar a confiança do seu público (por melhor que seja a segmentação!).

Fique de olho aqui no blog, que falaremos sobre relacionamento nas redes sociais mais para frente, e não deixe de conferir o nosso WorkShop Redes Sociais para Médicos para fazer um Marketing Médico ético e eficiente, e se tornar uma Referência na sua área. 😉


Eloisa Gouvea
Eloisa Gouvea

Especialista em marketing digital, atua como analista e tráfego na Kapital. Pisciana com ascendente em libra, acredita em finais felizes e sabe que o tempo não para. Ama o que faz e encontrou grande prazer na musculação. #nobrainnogain