Sarahah: Como usar o app do momento a meu favor?

Aplicativo destaque na timeline de muita gente na última semana, o Sarahah (termo árabe que remete a “franqueza” e “honestidade”), é um aplicativo disponível para Android e iOs que permite o envio de mensagens anônimas.

Criado com o intuito de ser uma ferramenta de feedback, entre colegas de trabalho e amigos, o app rapidamente viralizou e se tornou popular entre os curiosos de plantão que desejam saber como são “vistos” em seu círculo social.

A dinâmica é simples, você cria uma conta, e tendo seu usuário em mãos, pode compartilha-lo nas redes sociais e/ou entre os amigos. A partir daí, basta esperar as mensagens chegarem. Para enviar um feedback anônimo, é necessário apenas saber o nome do usuário para buscar dentro do próprio aplicativo (semelhante ao instagram), e enviar a mensagem.

O Sarahah sugere: “Envie uma mensagem construtiva”, esse é o seu princípio, o feedback positivo. Mas vale lembrar que, como os textos enviados estão sob anonimato, não é incomum que os usuários percam os filtros ao enviar uma mensagem, podendo até ocorrer a prática de cyberbulling.

Apesar da garantia de anonimato entre os usuários, como o uso do aplicativo implica em criar uma conta, e consequentemente no registro de IP ligado ao perfil, a desenvolvedora do aplicativo mantem essas informações armazenadas, e caso necessário, poderão ser informadas às autoridades.

Como usar o Sarahah na minha Clínica?

Quantas vezes você já deixou de dar um feedback ou não fez uma pergunta por achar sua dúvida constrangedora?

O mesmo pode acontecer com seus pacientes. Esta plataforma pode ser um facilitador na hora de receber aquele toque, de forma simples e direta, ou no esclarecimento de dúvidas sem constrangimento. O Sarahah não permite responder as mensagens recebidas, mas o conceito poderá ser usado como complemento junto às outras redes. Imagine esclarecer dúvidas enviadas pelo app em sua página no Facebook ou Instagram. Combinação perfeita!


Sivaldo Oliveira
Sivaldo Oliveira

Publicitário por vocação e formação. Especialista em Design Estratégico de Marcas pela FACAMP, entusiasta de redes sociais e apaixonado por marcas. Escreve sobre branding e assuntos relacionados.

  • Itala Nova

    Achei bem interessante não só para clínicas mas para obter o Feedback dos clientes de empresas de outros ramos. A questão é se o público saberá usufruir do aplicativo para críticas construtivas, elogios e/ou reclamações de forma saudável. Não sei se eu conseguiria apostar no sucesso do aplicativo. De qualquer forma agradeço a informação dessa novidade. Vou testar. Ítala.