Saiba como aplicar o Marketing Sensorial em sua Clínica

Uma das ferramentas mais utilizadas por marcas, produtos e serviços é o Marketing Sensorial. Através dele podemos criar um elo emocional com nossos consumidores, implementando estratégias para conquistar cada vez mais pacientes.

Você deve estar se perguntando: Na prática, o que é Marketing Sensorial?

Bom, você já deve ter sentido um cheiro que te fez lembrar determinada loja de roupas? Um gosto que te remeteu a algo específico? Ou uma cor que te fez pensar em determinada marca?

Todas essas lembranças são fruto de estratégias ligadas ao Marketing Sensorial. Nele, utilizamos os sentidos humanos para a construção de um relacionamento entre as pessoas e o ambiente, a construção de lembranças e o despertar de sensações, de forma que, sempre que o consumidor tiver contato novamente com aquele estímulo, lembrará de você, da sua marca, produto ou serviço.

Os estímulos podem partir de diversas fontes tendo como objetivo principal a excitação dos cinco sentidos do paciente: tato, olfato, visão, paladar e audição. Mas lembre-se, esse estímulo deve ser único, caso queira que ele fixe você na memória.

Agora, caso você esteja se perguntando qual a importância disso para minha clínica, vou te explicar. Seus pacientes não buscam apenas por um atendimento médico de qualidade, eles querem algo mais. Eles procuram por bem-estar, tranquilidade, segurança e confiança.

Através desses estímulos emocionais ele pode se sentir mais seguro, confortável e tranquilo em sua clínica. Pode parecer trivial, mas esses estímulos gerados por objetos, cores, aromas e sons do ambiente aumentarão as chances da fidelização de um paciente. Fidelização essa que sabemos sair muito mais barata do que a conquista de um novo.

Como aplicar tudo isso em minha clínica?

  • Crie um ambiente que possa ser explorado logo na recepção ou na sala onde ele irá esperar até ser atendido. Coloque elementos com tons neutros, pois ao ir a clínica, muitas vezes o paciente está desconfortável ou ansioso. Traga serenidade ao ambiente.
  • Na sala de espera deixe revistas atualizadas para que seu paciente leia; uma televisão em volume adequado; som ambiente e etc. Ofereça distrações para ele enquanto a consulta não chega.
  • A Identidade Visual da clínica também merece sua atenção. Normalmente essa é a forma de primeiro contato do paciente com sua clínica, por isso faça com que a mesma transpareça tudo o que ele irá encontrar quando for a sua clínica. Crie uma relação sensorial com ele.
  • Em todos os ambientes, lembre-se de manter a organização e limpeza. O paciente normalmente associa a aparência com a qualidade de seu atendimento.
  • Oferecer itens que geram conforto ao paciente também é de grande valor, como: água, um café, bolachas, wi-fi e até um banheiro de fácil acesso.
  • Lembre-se de possuir uma clínica bem iluminada e arejada. Uma luz queimada ou mal conectada também causa má impressão.
  • O Cheiro é muito importante, mas cuidado para não exagerar. Crie uma essência para sua clínica, a qual o paciente lembre de você sempre que sentir aquele perfume. Mas cuidado com exageros, cheiros muito forte podem incomodar seu paciente ao ponto dele nunca mais querer retornar.

Dica principal: Apesar da seriedade não deixe seu ambiente demonstrar frieza. As pessoas gostam de se relacionar com as outras, por isso coloque detalhes que possam aproximar o paciente de você, que possa gerar um diálogo, como por exemplo, quadros, esculturas, arranjos de flores.

Planejar a experiência do seu paciente durante uma visita a sua clínica faz toda a diferença.


Natalia Cavalaro
Natalia Cavalaro

Bióloga e Sócia da Kapital. Especialista em Facebook e Google Ads. Pós-Graduada em Neuromarketing pela Inova BS. Crossfitter e amante da vida saudável. Gosta de processos e de entender como tudo funciona.