Regras do CRM para publicidade médica

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Uma das maiores dúvidas ao realizar uma publicidade médica ética é: “O CRM permite esse tipo de comunicação?”

Para tentar esclarecer ao máximo, selecionamos alguns dos mais importantes artigos das normas do CRM que a sua clínica deverá seguir ao realizar o marketing médico:
– Entende-se por anúncio, publicidade ou propaganda a comunicação ao público, por qualquer meio de divulgação, de atividade profissional de iniciativa, participação e/ou anuência do médico.

– É vedado ao médico:

1) Anunciar, quando não especialista, que trata de sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas, por induzir a confusão com divulgação de especialidade;
2) Anunciar aparelhagem de forma a lhe atribuir capacidade privilegiada;
3) Participar de anúncios de empresas ou produtos ligados à Medicina, dispositivo este que alcança, inclusive, as entidades sindicais ou associativas médicas;
4) Permitir que seu nome seja incluído em propaganda enganosa de qualquer natureza;
5) Permitir que seu nome circule em qualquer mídia, inclusive na internet, em matérias desprovidas de rigor científico;

– O médico pode, utilizando qualquer meio de divulgação leiga, prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos versando sobre assuntos médicos de fins estritamente educativos.

– O médico deve evitar sua autopromoção e sensacionalismo, preservando, sempre, o decoro da profissão.

– Na propaganda ou publicidade de serviços médicos e na exposição na imprensa ao médico ou aos serviços médicos é vedado:

1) Usar expressões tais como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou outras com o mesmo sentido;
2) Sugerir que o serviço médico ou o médico citado é o único capaz de proporcionar o tratamento para o problema de saúde;
3) Assegurar ao paciente ou a seus familiares a garantia de resultados;
4) Apresentar de forma abusiva, enganosa ou assustadora represen-tações visuais das alterações do corpo humano causadas por doenças ou lesões; todo uso de imagem deve enfatizar apenas a assistência;
5) Divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços;

Estas normas foram retiradas do artigo 230492304 do CRM.


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