Quanto investir em marketing digital para médico?

Ao iniciarmos as campanhas dentro da internet sempre nos deparamos com a mesma questão: Quanto preciso investir no Marketing Digital para Médicos.

Para saber o investimento necessário é importante levar em consideração:

  1. Quem é o seu paciente;
  2. A quantidade de pessoas que você gostaria de impactar;
  3. Quem e quantos são seus concorrentes.

Hoje em dia, através de relatórios disponibilizados pela Sociedade de cada especialidade, é possível avaliar a quantidade de especialistas que temos em cada região e comparar esses dados com a quantidade de habitantes no local.

Por exemplo:
Sou Dermatologista, estou localizado no bairro Itaim Bibi na cidade de São Paulo/SP e gostaria de investir no Marketing Digital.

Sabemos através do relatório disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia quais são as áreas de maior incidência de especialistas por habitante. Ou seja, um Dermatologista que tem interesse em investir no Amapá, poderá ter um alcance eficaz com um valor mais baixo do que por exemplo se ele estivesse em São Paulo/Capital. Isso porque a quantidade de especialistas na região Norte é menor do que em São Paulo e com isso, consequentemente, sua concorrência será menor.

Existe em São Paulo/Capital um grande número de Dermatologistas o que aumenta a demanda em sermos ainda mais focados na hora de realizar o marketing. O que isso quer dizer? Se dentro da Dermatologia, você possuir uma área que gostaria de dar mais destaque, como por exemplo: Tratamentos para Calvície, já é possível segmentar ainda mais nosso público, sendo mais assertivos e específicos na campanha, anunciando apenas para o público em São Paulo/Capital que procure por Tratamento para Calvície.

Voltando para nosso exemplo anterior, com essas informações já conseguimos começar a traçar uma estratégia de início considerando os 3 tópicos citados no começo:

  1. Público Alvo (Paciente): Pessoas que procurem por Tratamento para Calvície;
  2. Divulgação: Itaim Bibi + 15Km ao redor
  3. Concorrentes: 4 Dermatologistas, que possuem também foco em Tratamento para Calvície e estão no mesmo raio de alcance que quero atingir. (Listar no nome deles e acompanhar suas ações)

Com essas informações, você poderá segmentar o seu público nas plataformas: Facebook Ads e Google Adwords para ter uma ideia do alcance e do número de buscas para sua especialidade. Quanto mais pessoas você deseja alcançar e quanto mais concorrentes, mais caro fica! Por isso que investir R$ 300,00 em São José do Rio Preto é diferente do que investir o mesmo valor em São Paulo.

Pronto, agora que você já sabe esses 3 itens, chegou a hora de partir para a próxima etapa e descobrir como se destacar nas Redes Sociais de maneira assertiva. Confira em nosso WorkShop Redes Sociais para Médicos.


Natalia Cavalaro
Natalia Cavalaro

Bióloga e Sócia da Kapital. Especialista em Facebook e Google Ads. Pós-Graduada em Neuromarketing pela Inova BS. Crossfitter e amante da vida saudável. Gosta de processos e de entender como tudo funciona.

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