A quantidade de médicos cresce a cada ano, saiba como se destacar

Em aproximadamente 50 anos, a quantidade de médicos no Brasil cresceu cerca de 665%. Já a população do país aumentou 119% no mesmo período. A maior parte desses profissionais atua principalmente nas capitais e grandes centros urbanos.

Dados da pesquisa Demografia Médica 2018, realizada pela Faculdade de Medicina da USP com patrocínio do Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina de São Paulo, afirmam que em janeiro desse ano o país registrou o total de 452.801 médicos, uma estimativa de 2,18 para cada grupo de mil pessoas. Além disso, o estado de São Paulo concentra 28% do total de médicos no país.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, São Paulo, por exemplo, é o único estado que possui entre 1587 cirurgiões plásticos credenciados cadastrados. Isso quer dizer que a concorrência é muito maior nesse estado do que em Minas Gerais, que possui apenas 520.

Se a concorrência é mais acirrada em regiões com mais médicos atuando, é necessário encontrar formas de se destacar para conseguir mais pacientes, concorda? Além de especializações, experiência na área de atuação e um atendimento de qualidade, o marketing digital para médicos é uma ferramenta eficaz para evidenciar o seu trabalho.

A internet é uma inovação recente, capaz de influenciar a forma como as pessoas vivem, e as redes sociais se tornaram extensões dos seres humanos. Os pacientes não entram todo dia em sites de médicos para buscar informações, mas se eles estão no Facebook, é possível chegar até eles por meio da rede social, assim como no Instagram, que apresentou crescimento exponencial nos últimos anos.

Através da internet, é possível conquistar a confiança das pessoas, potenciais pacientes, por meio de notícias em seu blog, publicação no Facebook ou no Instagram e vídeos, desde que o conteúdo seja relevante, interessante e de qualidade. Não é necessário ser vendedor e nem desrespeitar as normas do CFM, pois apenas com conteúdo educacional é que as pessoas passarão a te reconhecer e acompanhar.

E por isso, o marketing digital tem se demonstrado uma forma eficiente de conquistar pacientes e manter os atuais bem informados. Trabalhando de forma ética e com a ferramenta certa, é possível compartilhar informações relevantes se tornando uma autoridade na sua área.

Saiba como pensar estrategicamente nas suas redes sociais participando do WorkShop Redes Sociais para Médicos.


Isabelle Mancini
Isabelle Mancini

Publicitária e Jornalista. Como uma boa comunicadora, gosta de ler e produzir conteúdos. Apaixonada por filmes, séries, música e livros.