Por que é tão importante disponibilizar um número de WhatsApp no seu marketing?

Gostaria de iniciar esse artigo com uma frase clichê, já peço desculpa por isso.

  • Onde há pessoas, há oportunidade!

Pois bem, as pessoas estão com seus celulares na mão o tempo todo, inclusive, nesse exato momento você deve estar lendo esse artigo de seu smartphone!

No Brasil, já são 200 milhões de usuários ativos no WhatsApp.

Ou seja, se a sua clínica ainda não disponibiliza um número de celular para se comunicar com seus pacientes e, principalmente, com os usuários que encontram sua divulgação no meio digital e desejam mais informações, você pode estar perdendo potenciais pacientes.

Sim, sabemos que as normas do CFM proíbem ao médico consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação digital ou a distância. Mas não se preocupe, não é disso que se trata este artigo, o que estou querendo dizer é muito simples…

Quando um usuário se interessa por seu atendimento e pergunta nas redes sociais sobre valor da consulta, convênios atendidos, formas de pagamento, entre outras dúvidas frequentes… a maneira mais rápida dele encontrar uma resposta e gerar a conversão é através do WhatsApp. Se ele chegou a enviar uma mensagem pelo aplicativo, a chance dele se tornar um paciente é altíssima.

Facilite a comunicação com os usuários

Ao contrário do telefone fixo, as pessoas não irão desistir caso a linha estiver ocupada ou se demorar para atender. A mensagem será enviada e estará lá aguardando a resposta. Uma dica é: não demore para responder. Uma das vantagens em trocar mensagens pela ferramenta é essa instantaneidade que ela nos proporciona. Dá autenticidade a clínica e é onde as coisas realmente acontecem, pois se a recepção estiver treinada e preparada para interagir da melhor forma possível, com certeza, o usuário irá agendar a consulta na hora.

Informe os seus pacientes sobre alguma novidade

Explore o recurso “lista de transmissão”, que funciona para enviar mensagens para vários contatos de uma só vez, mas sem eles perceberam que receberam a mensagem em massa. Por exemplo, vai realizar algum evento especial na clínica, ou deseja divulgar uma campanha para pacientes específicos? Crie uma lista de transmissão e envie a mensagem com foto, vídeo ou apenas texto. Mas faça isso de forma moderada, pois ninguém gosta de receber mensagens promocionais com tanta frequência.

Auxilia nas ações de marketing digital

Tendo um número de WhatsApp para fins comerciais, é possível aproveitá-lo de diferentes formas dentro do marketing digital. Por exemplo, instalar um plugin de chat no próprio website para receber mensagens diretamente pelo aplicativo.

WhatsApp Business: vale a pena? O que muda?

Não é necessário ter o WhatsApp Business para se comunicar com seus pacientes e potenciais pacientes. Mas foram desenvolvidos recursos que poderão agregar na comunicação empresa-cliente.

Utilizar a ferramenta na versão corporativa pode trazer algumas vantagens:

  1. Conta empresarial: é possível personalizar o perfil com dados importantes, como endereço da clínica, descritivo, horário de atendimento, endereço do site, ramo de atuação, etc.
  2. Mensagens automáticas: configurar algumas mensagens que poderão responder perguntas frequentes, enviar uma miniapresentação da clínica, mensagem de ausência, etc.
  3. Estatísticas: a ferramenta permite acessar algumas métricas de interações com os clientes. O que auxilia na hora de monitorar a efetividade das ações e o relacionamento com o público. Por exemplo, quantas mensagens foram recebidas, respondidas, entregues, lidas etc.

Por enquanto, o WhatsApp Business está disponível apenas para smartphones com sistema Android.

IMPORTANTE!

Vale mencionar que algumas pessoas irão se aproveitar dessa forma de contato e solicitar consulta online, prescrição de remédio e até esclarecer dúvidas quanto às dosagens de medicamentos.

Por isso, é importante deixar claro que as mensagens só poderão ser utilizadas para esclarecer dúvidas comerciais.

Se houver insistência responda de forma clara e objetiva: “O Conselho Federal de Medicina, para segurança do próprio paciente, proíbe a consulta por mensagem. Assim, para sua segurança e pela minha ética, oriento que agende uma consulta ou em caso de urgência, se dirija ao pronto-socorro para atendimento médico presencial. Conto com sua compreensão.”


Cinthia Freire
Cinthia Freire

Redatora por paixão. Curiosa por natureza. Dependente digital assumida. Acredita piamente que o conteúdo é rei, mas a criatividade é a rainha. Pode escrever sobre tudo, até mesmo marketing digital.

×
Oi, posso te ajudar?