O que não é inbound marketing para médicos?

O Inbound Marketing, ou Marketing de Conteúdo, revolucionou a forma com que as empresas se comunicam através da internet. Ao invés de vender algo chamando atenção por pouco tempo do usuário, o conteúdo tornou-se a fonte de informação dos internautas, transformando o seu autor em uma referência no assunto, conquistando autoridade, confiança e reciprocidade.

Essa forma de fazer marketing caiu como uma luva para o marketing médico, uma vez que gerar conteúdo é uma das formas de fazer um marketing ético, divulgando o seu trabalho de acordo com as normas do CFM.

não é inbound marketing para médicosAcontece que com a popularização desse termo, muitas empresas (agências, startups e consultorias), acabam vendendo esse serviço sem realmente prestá-lo, confundindo a mente do seu cliente que acha que está fazendo o tão conhecido Inbound Marketing.

Por isso, vamos desmistificar alguns tópicos com que você deve tomar cuidado ao contratar esse tipo de serviço:

Conteúdo autêntico é apenas um detalhe?
Muitas empresas tem a prática de copiar conteúdos ou duplicar o que já foi feito para vários clientes, mas isso não favorece o seu perfil e nem te destacar perante seus concorrentes. O seu conteúdo deve ser único e atraente.

Contratar uma ferramenta de Inbound Marketing prova que você o faz?
Errado, apenas ter a ferramenta não significa que você faz Marketing de Conteúdo. A ferramenta auxilia na visualização e configuração das campanhas, porém se a sua estratégia não for boa ou se o seu conteúdo for ruim, usar a melhor ferramenta do mercado não fará diferença alguma.

Landing page para capturar lead qualificado.
Muito cuidado nesta parte, ter uma landing page com “agende sua consulta” não é marketing de conteúdo.  Você não está entregando nada para seu paciente, só está dificultando o caminho para ele entrar em contato com você. Simplesmente divulgar um “agende agora sua consulta”, nada mais é do que a forma antiga de se fazer publicidade.

Por isso, cuidado! Lembre-se sempre de ser autêntico e buscar um conteúdo único e de qualidade. Quanto mais valor você gerar para sua audiência, maior será o retorno obtido.


Rodolfo Freire
Rodolfo Freire

Designer, gestor e especialista em marketing digital. Acredito que o Marketing seja um dos pilares para o Médico Empreendedor se destacar e alcançar seus objetivos de trazer mais saúde e autoestima para as pessoas, por isso fundei a Kapital, empresa especializada em marketing digital para área da saúde.