O poder do e-mail marketing


Muitos profissionais ainda não utilizam o e-mail marketing em suas estratégias de marketing médico, por conta dos péssimos hábitos que mancharam a imagem dessa ferramenta. Quem é que gosta de receber spam? Eu odeio quando me enviam promoções de lugares que eu nem sei onde ficam e que eu nunca consumi nenhum produto. Ao receber o e-mail eu só fico com um pensamento: nunca vou ser cliente desse lugar.

Em relação à estratégia, não basta enviar apenas um e-mail mkt parabenizando o paciente no aniversário, ou pegar sua lista de pacientes de 2 anos atrás e querer enviar uma “promoção”. Uma campanha de e-mail mkt pode ser muito mais efetiva do que isso.

O primeiro passo é pedir a permissão para o seu paciente, será que ele realmente deseja receber suas informações? O conteúdo que você vai produzir para ele é realmente interessante? Conheça seu público antes de iniciar qualquer estratégia para o seu marketing médico.

Se você tiver a permissão do seu paciente e um conteúdo relevante que irá agregar valor para o seu trabalho educando o paciente. Pronto. Sua campanha será bem sucedida, para que o envolvimento com o seu paciente seja maior, e você conquiste a lembrança da sua marca por mais tempo. Isso por que, diferente do Facebook, em que a comunicação é para todos, no e-mail mkt a comunicação é individual, e por isso se torna mais humana e personalizada.

Além disso, algumas ferramentas já permitem automatizar disparos. Quando digo automatizar, é exatamente isso! Podemos preparar uma sequencia de envios que vão agregar valor para a clínica, apresentar outros serviços e aumentar o relacionamento para que a sua marca fique fixa na mente do paciente, isso tudo sem que você tenha mais trabalho, pois a sequencia já estará montada.


Rodolfo Freire
Rodolfo Freire

Designer, gestor e especialista em marketing digital. Acredito que o Marketing seja um dos pilares para o Médico Empreendedor se destacar e alcançar seus objetivos de trazer mais saúde e autoestima para as pessoas, por isso fundei a Kapital, empresa especializada em marketing digital para área da saúde.