O patrocínio de imagens com grande quantidade de texto está liberado no Facebook?

A quantidade de texto em excesso nas imagens utilizadas em posts no Facebook sempre foi um dos principais motivos para que eles não pudessem ser impulsionados como anúncios. Essa, por muito tempo, foi a temida regra dos 20%, onde para que uma imagem fosse considerada hábil ao patrocínio, não poderia possuir mais que 20% de texto em seu layout.

Na última semana, o Facebook atualizou a regra acerca da quantidade de texto aceitável, permitindo um uso maior de texto. Mas há uma grande diferença na mudança? Poderei colocar quanto texto quiser na imagem?

Não é bem assim que acontece!

O Facebook apenas realizou algumas mudanças na classificação da quantidade de texto utilizado nas imagens, isto é, ao invés de apenas contar a quantidade de texto e impedir um patrocínio baseado nisso, agora as imagens serão classificadas em categorias onde serão definidos o alcance que cada publicação terá.

Foram divididas em 4 categorias:

OK - O seu anúncio será veiculado normalmente.
Baixo - O alcance do seu anúncio pode ser um pouco menor.
Médio - O alcance do seu anúncio pode ser muito menor.
Alto - O seu anúncio pode não ser veiculado.

Lembrando que contam como texto:

  • Logos;
  • Marca d’água;
  • Números.

Com isso como funcionará:
Basicamente quanto menor a quantidade de texto, mais você conseguirá atingir o público e ter resultados satisfatórios. Sendo assim, a quantidade de texto em sua imagem ainda merece muita atenção para realizar um patrocínio de sucesso para seu marketing médico.

Para avaliar a classificação de sua imagem basta entrar nesse link: https://www.facebook.com/ads/tools/text_overlay.

Vale lembrar que estas regras também são válidas para o Instagram, e estão sendo liberadas aos poucos para os usuários. Além disso, atente-se que elas se aplicam apenas a imagens que serão utilizadas em anúncios. Posts na página que não serão utilizadas em anúncios não estão sujeitos à regra de texto.


Natalia Cavalaro
Natalia Cavalaro

Bióloga e Sócia da Kapital. Especialista em Facebook e Google Ads. Pós-Graduada em Neuromarketing pela Inova BS. Crossfitter e amante da vida saudável. Gosta de processos e de entender como tudo funciona.