Finanças para Médicos: saiba como planejar o seu futuro

Existem muitos temas que não são abordados na faculdade de medicina, dentre eles, o tema finanças acredito ser um dos mais importantes, não só para os médicos mas para todas as pessoas. Se o dinheiro é uma ferramenta chave para você gerenciar a sua vida, deveríamos aprender sobre ele logo cedo. Saber o quanto se pode gastar, administrar o dinheiro que ganha, guardar para o futuro, saber investir, entre outras questões, são assuntos fundamentais para você planejar seu futuro.

Como você acompanha nosso conteúdo, sabe que procuramos especialistas do mercado para abordar determinados temas, pois acreditamos que quanto mais você ama o que faz e foca no seu segmento, os resultados são extraordinários. Por conta disso, convidamos o Ricardo Gomes, CFP® e PlanejadorLifeFP™, para um bate papo sobre a saúde financeira do Médico.

Kapital: Ricardo, obrigado por aceitar nosso convite, primeiramente se apresente e conte um pouco sobre o que a Life faz e se você já trabalhou com profissionais da área da saúde.

Ricardo: Eu que agradeço o convite Rodolfo. A LifeFP™ é uma empresa de Planejadores Financeiros que auxiliam as famílias a planejarem suas Vidas utilizando o dinheiro como meio para isso. A maioria de nossos clientes são profissionais liberais e, dentre esses, a maioria da área da saúde.

Qual a maior dificuldade que você identificou dos profissionais dessa área?

Costumam trabalhar muito, com cargas semanais que superam fácil as 50, 60 horas e não conseguem dispensar alguns poucos minutos para cuidarem do que levaram todo este tempo para ganhar.

O médico, na grande maioria, é um profissional autônomo. O que isso influência para realizar seu planejamento financeiro? E quais os cuidados que se deve tomar?

Da mesma maneira que o profissional liberal é o próprio responsável por sua carreira, ele também deve cuidar de seu futuro financeiro. Não há nenhuma empresa, empregadora, que proverá seu 13º, férias remuneradas ou previdência privada.

Em relação a investimentos, quais dicas você daria para quem quer iniciar? E se a pessoa já investe, como fazer seu dinheiro render mais?

Investir é alocar adequadamente a sua capacidade de poupança, ou seja, a diferença entre renda e despesas presente, visando objetivos futuros. É transferir estes recursos financeiros do presente para o futuro. Então, duas questões importantes precisam ser respondidas: com o que você quer gastar estes recursos no futuro e quando. Para então calcular quanto precisa ser investido e quais os investimentos mais adequados para cada objetivo.

E para fechar com chave de ouro, que dica você daria para o médico ter uma aposentadoria financeiramente saudável?

As pessoas acham que aposentadoria é uma agenda futura e, portanto, não dão a devida importância para este tema. Mas aposentadoria é uma agenda do presente. Da mesma forma que temos que ter bons hábitos alimentares e físicos ao longo da vida para chegarmos à velhice com saúde, é preciso cuidar do dinheiro no presente para termos segurança e conforto financeiro no futuro.

Muito obrigado pela sua participação! Tenho certeza que os médicos que nos acompanham possuem muitas dúvidas sobre esse assunto também. Para mais informações, as informações de contato estão logo abaixo da matéria:

Ricardo Gomes, CFP® e PlanejadorLifeFP™
ricardo.gomes@lifefp.com.br
19 | 99121-1247 (Claro/Whatsapp)
19 | 99987-9459 (Vivo)


Rodolfo Freire
Rodolfo Freire

Designer, gestor e especialista em marketing digital. Acredito que o Marketing seja um dos pilares para o Médico Empreendedor se destacar e alcançar seus objetivos de trazer mais saúde e autoestima para as pessoas, por isso fundei a Kapital, empresa especializada em marketing digital para área da saúde.