Facebook é grátis e sempre será?


Se Facebook é grátis, então porque preciso investir na minha página?

O Facebook é e sempre será grátis apenas para os usuários de páginas, ou seja, para o seu Perfil Pessoal. Ao criar um perfil você não precisa pagar nada para estar dentro do Facebook, interagindo através de comentários, curtidas e compartilhamentos de textos, fotos, vídeos e etc.

Já as empresas que se cadastram na plataforma como Fanpages, (entenda a diferença entre perfil e Fãpage clicando aqui) e que desejam ter acesso aos dados oferecidos pelo Facebook, elas sim, precisam investir para que seu conteúdo chegue até os usuários desejados.

Essas postagens pagas podem aparecer em diversos locais e de várias formas na plataforma, elas são os famosos Anúncios. Ao se cadastrar na plataforma para criar uma conta você insere diversas informações que serão utilizadas posteriormente pelas empresas através das FanPages na realização de campanhas para possíveis compradores de seu produto ou serviço.

Você sabe quais informações são essas? Fique tranquilo, as informações vendidas não são dados secretos como senhas, e-mails e telefones, mas sim idade, formação, sexo, estado civil entre outros. Além disso, os dados são confidenciais, as empresas não conseguirão te rastrear, você será impactado(a) apenas na rede social.

 

Agora vamos para outra pergunta: Porque é importante investir nas minhas publicações?

Atualmente as postagens realizadas por uma Fanpage de forma orgânica (sem patrocínio) não atingem nem 7% dos fãs que curtiram a página. Vou explicar melhor:

Possuímos mais de 1,5 Bilhão de pessoas no Facebook, vamos ir mais próximos de nossa realidade, quantos amigos você possui? Vamos colocar 250 amigos, agora imagine se o seu Feed de Notícias (a página que contém todas as atualizações realizadas), assim que você entrasse ele começaria a enviar todas as atualizações/acontecimentos de seus 250 amigos… seria muita coisa correto? Ou você passaria por todas sem observar muito ou perderia horas tentando ler todas.

Para não lotar o Feed de Notícias de ninguém, o Facebook criou o Edge Rank, que é um algoritmo que vai identificar o que é mais interessante para você baseado nas ações de seus amigos, tempo e interações que você realiza. Dessa forma, nenhum usuário recebe todo o conteúdo disponível na rede social, ele recebe o que é filtrado pelo próprio Facebook. Quando você patrocina uma publicação, o Facebook forçará que o usuário a veja, baseado na qualidade do seu anúncio e na interação dos usuários também.

 

O investimento vale a pena?

Vale sim. Além de manter um contato próximo com seus seguidores, você conseguirá alcançar possíveis interessados nos seus serviços, pessoas que talvez não buscariam por você, porém são impactadas pelo seu conteúdo na maior rede social do mundo.

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Natalia Cavalaro
Natalia Cavalaro

Bióloga e Sócia da Kapital. Especialista em Facebook e Google Ads. Pós-Graduada em Neuromarketing pela Inova BS. Crossfitter e amante da vida saudável. Gosta de processos e de entender como tudo funciona.