Como funciona o Google AdWords

Muitas pessoas ainda possuem dúvida sobre esse tema, então tentarei ser o mais didático possível apresentando as funcionalidades e as vantagens de se utilizar o Google Adwords.

Possibilidades

A ideia principal do Google Adwords é apresentar para o usuário, sites de temas relacionados ao que ele esta pesquisando. Ou seja, através de palavras chaves relacionadas a sua área de atuação, seu usuário pode encontrar seu site e conhecer seus serviços, sem necessariamente te conhecer. Assim, você acaba atraindo pessoas no seu site pelas buscas de sua especialidade, e não pessoas que já estariam procurando por você.

Sendo assim, ao pesquisar “Dermatologista”, o usuário encontrará o seu site. Porém, se sua clínica é de São Paulo, por que aparecer para uma pessoa do Rio de Janeiro? Essa segmentação também é permitida pelo Google, assim, o seu site aparecerá apenas para pessoas procurando sobre sua área de atuação e próxima a sua localização.

E qual o custo do Google Adwords?

Você que escolhe! Ao realizar a busca, o Google faz um leilão com os sites que querem aparecer para determinada palavra-chave. Quem pagar melhor e tiver um índice de qualidade superior, aparecerá primeiro.

Por isso, algumas campanhas custam mais caras que outras, e palavras muito buscadas, tendem a ser mais caras.

A vantagem é que você paga apenas por cliques. Então não importa se você aparecer 20 vezes para os usuários, você só pagará quando receber o clique. E o interessante, é que são pessoas que realmente estão interessadas no assunto, diferente de outras mídias que você expõe seu anúncio para todos, no Google você só aparece para quem esta procurando.

Veja abaixo as áreas que seu anúncio pode aparecer:

Formas de aparecer no Google AdWords

Vamos à prática

A Clínica A patrocina a palavra-chave “Dermatologista”, apenas para pessoas de São Paulo, e paga R$ 2,00 o clique.

A Clínica B, concorrente, tem a mesma segmentação e decide pagar R$ 1,50 o clique.

O usuário, que pesquisar sobre “Dermatologista” no Google, os anúncios aparecerão: Primeiro da Clínica A e em segundo lugar da Clínica B. E o preço que a Clínica A irá pagar pelo clique, será R$ 1,51. Pois ela pagará o menor valor possível para aparecer antes do segundo lugar.

Como analisar sua campanha do Adwords?

A seguir, apresentarei a tabela geral que o Google oferece sobre a campanha, ela não é detalhada, mas nos ajudará a entender como nossa campanha esta caminhando.

Apresentação relatório Google AdWords

admin