Como mensurar o resultado do marketing digital?


 
Para que ações de marketing sejam realizadas, é importante seguir 3 passos fundamentais: planejamento, criação e mensuração!
 
Dentro do marketing digital conseguimos ter acesso a dados precisos (cliques, visualizações, tempo de permanência no site, contatos, etc), o que é uma vantagem. Com essas informações podemos analisar as estratégias que deram certo e as que não foram tão boas.
 
Na hora de decidir quanto investir no Marketing Digital, um dos principais pontos a se considerar é o perfil do seu paciente e quantas pessoas como ele você desejará atingir. Se sua clínica possui uma rotatividade maior e atende a diversos convênios, as ações e valores serão diferentes de um consultório com atendimento particular em uma região mais nobre da cidade.
 
Por isso, é necessário haver um controle dentro do seu consultório para saber se os investimentos na web estão sendo positivos e trazendo mais consultas e novos pacientes para você. E como fazer isso?
 
1) Converse com a sua equipe: é importante que sua equipe esteja ciente dos meios de comunicação que a clínica possui junto aos pacientes. Atualmente, o whatsapp vem se tornando cada vez mais prático, mas é preciso ter alguém para responder o cliente prontamente!
 
2) Converse com o seu paciente: pergunte como ele chegou até você. Muitas clínicas possuem um banco de dados e um cadastro individual de cada novo paciente atendido. Que tal acrescentar essa pergunta? Muitas vezes ele não lembrará ao certo se te viu no facebook ou no Instagram, mas saberá dizer se foi uma indicação ou se foi na internet.
 
3) Pensando nos pacientes mais antigos, é interessante manter um display no seu consultório com o endereço de suas redes. Ao te indicar para algum amigo ou parente, a pessoa poderá passar o link do seu perfil, onde haverá conteúdos interessantes que mostrarão a autoridade que você possui em sua especialidade, deixando o paciente ainda mais confiante e arrecadando novos fãs!
 
4) Tenha uma relação entre o valor que você investe e o valor dos seus serviços (consultas e tratamentos). Como está sendo o retorno financeiro?
 
5) O feedback com a equipe que te auxilia digitalmente também é fundamental!
 
Gostou das dicas? Ponha-as em prática e se desejar saber mais sobre como atingir e engajar seu público, acompanhe nosso blog e participe do Workshop Redes Sociais para Médicos.


Isabel Conde
Isabel Conde

Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC-Campinas, é atendimento na Kapital e curiosa por natureza. Futura pós-graduada em Neuromarketing, acredita que a vida é um eterno aprendizado e adora um bom rock.