7 dicas de como utilizar a ferramenta essencial para ter sucesso no Instagram

Atualmente, é impossível falar sobre marketing médico digital e não mencionar as redes sociais. Sabemos que cada rede social possui suas particularidades, e muitas vezes, algumas são dispensáveis dependendo da estratégia. Porém, o que devemos ter em mente é que elas são ferramentas importantíssimas e devem ser valorizadas.

O facebook e o instagram são as plataformas mais utilizadas como forma de relacionamento entre marcas e consumidores, possibilitando tanto interação com o público quanto anúncio de produtos e serviços. Mas isso com certeza você já sabe, não vamos chover no molhado.

Acontece que, diariamente indicamos aos nossos clientes estarem mais ativos nas redes sociais, pois essa participação agrega muito valor ao marketing médico que realizamos. Entretanto, a maioria não sabe por onde começar.

“Como assim estar mais ativo? O que eu preciso fazer? Postar selfie?”

Por isso, hoje darei uma dica valiosa que envolve o instagram, mais especificamente o seu novo recurso: o instagram stories. Bom, então vamos lá.

Pessoas gostam de pessoas. O relacionamento é a ferramenta de marketing mais eficaz que existe. E o storie do instagram chegou para se aliar a você, médico, que busca por um marketing efetivo e interessante.

O storie permite através de fotos ou vídeos compartilhar todos os momentos do seu dia a dia. Sendo que, todo conteúdo postado permanece online por 24 horas e depois desaparece. Uma vez que, o instagram se tornou a rede social de todo mundo, homens, mulheres, adultos, jovens, com certeza o seu público está lá.

E, no Marketing Digital, essa presença ativa no storie se tornou essencial devido a facilidade de produzir, gravar, publicar, interagir e mensurar o resultado.

Quer alguns exemplos de stories para você aplicar no dia a dia?

– Chega no consultório de manhã e dá bom dia aos seus seguidores. Conte alguma novidade de sua área, algum tratamento novo ou algo de bom que vai acontecer no dia. Pode parecer superficial, mas mostrar para as pessoas que você tirou 2 minutos do seu dia para interagir com ela, vai se tornando um grande diferencial.

– Dê alguma dica simples e rápida que seja de interesse do seu público alvo.

– Peça para as pessoas enviarem perguntas que você irá responder nos próximos stories. Crie momentos educacionais para gerar autoridade e credibilidade. Ao responder a dúvida, cite o nome de quem perguntou, com certeza as pessoas ficarão instigada a interagir mais.

– Pesquise algum assunto que esteja em alta, que tenha conexão com a sua especialidade e comente sobre ele. Não seja polêmico, apenas demonstre interesse sobre determinado tema. Por exemplo: se você é ginecologista ou trabalha com reprodução humana, fale sobre o tratamento que a Ivete Sangalo realizou para engravidar. Use-a como gatilho para citar e divulgar o seu serviço.

– Entrou alguma publicação nova no seu facebook ou no feed do instagram? Grave um storie avisando os seus seguidores sobre essa atualização. Peça para as pessoas conferirem, comentarem, compartilharem, etc. Crie expectativa, desperte o sentimento de que o conteúdo é imperdível.

– Você já reparou que o storie tem a funcionalidade de fazer enquetes? Abuse delas! As pessoas adoram opinar e interagir com marcas que dão abertura para esse envolvimento. Isso gera aproximação e desperta interesse.

– Fotografe algum detalhe de sua clínica, desperte o interessa do público em estar lá.

Ganhar confiança nas redes sociais leva tempo. Começar é o primeiro passo, fale com o seu público e não para o seu público. Nenhuma marca ganha autoridade da noite para o dia. Construa um relacionamento. O valor que uma pessoa dá à “marca” porque você se relacionou com ela é o que irá fideliza-la e criar sólidos vínculos.

Espero que tenha esclarecido algumas questões. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre como aplicar o marketing médico no storie do instagram. Nos envie uma mensagem! 😀


Cinthia Freire
Cinthia Freire

Redatora por paixão. Curiosa por natureza. Dependente digital assumida. Acredita piamente que o conteúdo é rei, mas a criatividade é a rainha. Pode escrever sobre tudo, até mesmo marketing digital.